top of page

Dia 18: Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma


No dia 18 de setembro é celebrado no Brasil, pelo segundo ano, o “Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma”.


O retinoblastoma é um tumor maligno que ocorre na retina, uma parte do olho responsável pela formação das imagens na visão. O sinal mais comum em pacientes com Retinoblastoma é o reflexo branco na pupila ou reflexo do olho de gato. Este sinal, ocorre em até 50% dos casos do tumor.


O diagnóstico precoce é extremamente importante para conservar a visão e a vida da criança com Retinoblastoma.


Quando diagnosticado precocemente, o Retinoblastoma pode ter cura em até 100% dos casos.


Se você gostaria de saber mais informações a respeito do Retinoblastoma, clique no link a seguir: "O que é Retinoblastoma?".


Voce sabia?

Essa criança linda é Gordon Isaacs (na época com 2 anos de idade), o primeiro paciente com retinoblastoma que foi tratado com radioterapia em 1957. O olho direito de Gordon precisou ser removido em 11 de janeiro de 1957, pois o retinoblastoma ja havia se espalhado consideravelmente. Entretanto, o seu olho esquerdo, apresentava somente um tumor localizado, o que levou o Dr Henry Kaplan (1918 – 1984), médico pioneiro no uso da radioterapia no tratamento do câncer, usar essa técnica para tratar o olho esquerdo de Gordon. A terapia foi realizada com sucesso e atualmente Gordon Isaacs vive em East Bay, e sua visão no olho esquerda é normal.


Referências


Malcolm A. Bagshaw, Henry E. Jones, Robert F. Kallman, Joseph P. Kriss. MEMORIAL RESOLUTION HENRY S. KAPLAN (1918 – 1984). Stanford Historical Society. Retrieved December 27, 2008.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page