top of page

HC-UFMG sedia lançamento da campanha Setembro Dourado


Na manhã desta terça-feira, 08, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) recebeu representantes da Fundação Sara Albuquerque Costa e da Casa de Acolhida Padre Eustáquio para o lançamento oficial do Setembro Dourado, campanha que marca a luta contra o câncer infantojuvenil. A dupla sertaneja Lu e Tchelo e a cantora mirim Mayara Fernandes, que apadrinham a campanha, também marcaram presença no evento de abertura e fizeram a alegria da criançada cantando nos leitos e corredores das alas pediátricas do prédio principal da instituição. Quem completou a festa foi a mascote do Cruzeiro Esporte Clube, o Raposão, que também percorreu as alas infantis do hospital brincando com pacientes e acompanhantes.


A oncologista pediátrica do HC-UFMG, Karine Corrêa Fonseca, participou da mesa de abertura e falou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Não é fácil fazer o diagnóstico, porque os sintomas são comuns a outras doenças. Mas é preciso ficar atento aos sintomas persistentes. Manchas roxas pelo corpo, perda de peso, dor de cabeça que não cessa, anemia, palidez, entre outros, são alguns dos alertas que devem levar os pais a procurarem especialistas”, destacou ela.


O presidente da Fundação Sara, Antônio Marcos Ferreira, falou sobre a parceria entre diversas entidades e empresas em prol da causa, como fomentadora das ações de conscientização. A relações públicas do Cruzeiro, Rita de Cássia Pereira, que é um dos apoiadores da iniciativa, ressaltou o papel do futebol na visibilidade da campanha. “É muito gratificante quando o futebol também tem esse papel de sensibilizar e abraçar uma causa tão nobre como essa”, enfantizou Rita Pereira. Na partida disputada pela equipe no dia 27 de setembro, os jogadores usarão uma braçadeira dourada como símbolo da campanha. Camisas do próximo jogo de domingo, contra o Atlético Mineiro, também serão doadas à Fundação Sara, para arrecadar fundos.


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença representa a primeira causa de morte por doença, no Brasil, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Em 2014, foram quase três mil óbitos e, a estimativa do Inca é de que, até o final de 2015, sejam contabilizados aproximadamente 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil. O diagnóstico precoce, por outro lado, foi responsável, nas últimas quatro décadas, pela cura de cerca de 70% crianças e adolescentes acometidos pela doença, o que reforça a importância das ações de conscientização.


A campanha


A campanha Setembro Dourado conta com ações educativas nas redes sociais e sites das entidades participantes, palestras para profissionais da saúde, além de intervenções teatrais com Instituto HaHaHa. A iniciativa visa chamar a atenção de profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral para a importância de se dar mais atenção aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e também para exigir do poder público os devidos investimentos no atendimento aos pequenos pacientes.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page